Na noite desta quinta-feira, a Catedral Nossa Senhora da Luz realizou uma Santa Missa em ação de graças pelos 133 anos de emancipação política de Guarabira. Além dos inúmeros fiéis, estiveram presentes o Prefeito Marcus Diogo e sua esposa, a Deputada Camila Toscano, membros da equipe do Governo Municipal e alguns vereadores.
Durante a homilia, o Padre Kleber destacou a importância de que a cidade de Guarabira coloque Deus no centro dos seus projetos e que nunca deixe de olhar pelos aflitos. Também foram lembradas algumas personalidades marcantes da história do nosso município como o Prefeito Zenóbio Toscano, Dr. Jader Pimentel (o “advogado dos pobres”) e nosso primeiro Bispo diocesano, Dom Marcelo Pinto Carvalheira.
Ao final da celebração, o prefeito Marcus Diogo proferiu algumas palavras e concluiu pedindo que os fiéis rezem por sua gestão à frente do município nos próximos anos.
Sobre Guarabira
Intitulada de “Capital do Brejo Paraibano”, Guarabira é berço de uma cultura rica em cordéis, religiosidade e significados. Abençoada por Nossa Senhora da Luz, é a nona maior cidade do Estado da Paraíba. Segue alguns dado históricos:
“Guarabira, segundo alguns entendidos da língua tupi-guarani, quer dizer berço das garças, “guará-pora”, ou “bira”, isto é, moradia dos guarás. Alguém é da opinião que o vocábulo proceda do termo indígena “guirabira”, isto é, árvore dos pássaros. Há outra versão – penso menos aceitável – que naquele tempo, em virtude da grande quantidade de embira existente na região, os guarás ali se deliciavam. Certo é que havia uma lagoa que fora aterrada onde se encontravam variadas aves onde hoje é a Avenida Dom Pedro II. A cidade está situada em terreno que não é plano, circuncidado de montes, formando uma espécie de cordilheira, à margem de um pequeno rio.”
Uma das maiores vitórias à cidade foi a criação da Região Metropolitana de Guarabira, criada pela lei complementar 101, de 12 de julho de 2011, abarcando as seguintes cidades: Alagoinha, Araçagi, Arara, Bananeiras, Belém, Borborema, Caiçara, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Lagoa de Dentro, Logradouro, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz, Serraria, Sertãozinho e Solânea.
Fonte: PASCOM