Ordenado Bispo da Diocese de Guarabira dia 17 de Dezembro de 2017, Dom Aldemiro Sena dos Santos nasceu em Ibirataia, localizada ao sul do Estado da Bahia, com pouco mais de 18 mil habitantes. Formado em Filosofia e Teologia pelo Instituto de Teologia de Ilhéus, foi ordenado sacerdote em 20 de Dezembro de 1992, na Catedral de São Sebastião, em Ilhéus.
Entre os anos de 1993 a 1996 exerceu o cargo de reitor do Seminário Menor São Domingos Sávio, em Ilhéus, ao mesmo tempo em que foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Escada, em Olivença. Em 1996, foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Barro Preto, onde permaneceu até 1998. Entre 1998 a 2007 foi pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ilhéus, exercendo em paralelo o cargo de coordenador do Centro de Treinamento de Líderes Santa Cruz, na mesma cidade.
Em 2006, foi eleito representante do clero diocesano, ocupando o cargo até o ano de 2014. Em 2007, foi nomeado pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Ilhéus. De 2013 a 2014, ocupou o posto de presidente da Comissão dos presbíteros do regional Nordeste III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2015 exerceu a ofício de pároco da Paróquia São Jorge e Catedral de São Sebastião, em Ilhéus, ficando até 2017, quando foi nomeado epíscopo da Diocese de Guarabira. Também foi ecônomo da diocese e presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, que inclui o abrigo para idosos.
Dedicando sua vida a Deus e ao povo cristão, Dom Aldemiro é um exemplo de perseverança, fé e humildade, sendo amado em todos os locais que passou e referência nos quesitos organização e empenho. Esteve sempre próximo dos mais carentes e necessitados, seguindo o exemplo de Jesus Cristo. Elevemos a Deus nossas preces por sua vida e que Ele o conserve.
PASCOM