Todos os anos, no período de 23 de janeiro a 02 de fevereiro, os fiéis da Diocese e da cidade de Guarabira e de outras localidades acorrem a Catedral de Nossa Senhora da Luz, no município guarabirense, para manifestarem seu amor a Cristo Jesus, Luz do mundo e à sua Mãe, Maria Santíssima. É um tempo de graça e de profunda espiritualidade em que os cristãos agradecem a Deus os grandes feitos que ele fez na Virgem Maria.
Neste ano, a Festa da Luz teve como tema “Com Maria, queremos nos alimentar da Palavra de Deus”. Meditamos ao longo do novenário que Maria, além de conceber no seu ventre o Verbo Divino, seu filho Jesus, que se dignou assumir nossa humanidade para nos salvar, também se alimentou constantemente da Palavra de Deus. Daí a grandiosa importância da Virgem Maria na história da Salvação e para nós cristãos, porque ela concebeu e trouxe à humanidade a Palavra Eterna do Pai, Cristo Jesus, única e verdadeira Luz do mundo. Por essa razão em nossa cidade e em nossa Diocese atribuímos a Bem-Aventurada Virgem Maria o título de Nossa Senhora da Luz.
Na tradição cristã Maria é invocada com o título de Stela Matutina, isto é, estrela da manhã, pois a estrela da manhã é a primeira que surge no céu e que anuncia a saída do sol. Ela é a mais brilhante entre as estrelas, anima aquelas que vigiaram durante a noite e manifesta a vitória da luz sobre as trevas. A Virgem Maria é para nós esta estrela que nos guia sempre na esperança.
Nesses tempos em que a pandemia do coronavírus se agrava sobre nós e nos envolve nas trevas do medo e do sofrimento, somos convidados mais do que nunca a pedirmos a intercessão de Nossa Senhora da Luz para atravessarmos essa noite escura. Que Maria, a Mãe da Luz, seja para nós a estrela da manhã que brilha no céu, dissipa as trevas e nos enche de esperança com a aurora de um novo dia iluminado pelo Sol, Nosso Senhor Jesus Cristo, Luz do mundo.
Diac. José Lucas (Catedral da luz)